2 de maio de 2014

Crítica do empreendedorismo puro

- Boa tarde. É aqui a entrevista para o cargo de empreendedor?
- É sim. Trouxe o seu certificado de empreendedor?
- Claro. Estou registado como empreendedor de nível VII e inscrito na Ordem dos Empreendedores.
- Então aguarde um momento por favor.
- Posso empreender enquanto espero?
- Claro. Empreenda naquela sala à direita por favor.
- Muito bem. Vou rever os cinco passos para criar um negócio de sucesso.
- Podemos então começar. Vejo pelo seu CV que tem uma longa experiência de empreendedorismo.
- Verdade. A minha paixão começou na escola primária, nas aulas de empreendedorismo. Depois tive um estágio para empreendedores no ensino secundário e tirei o curso técnico-profissional Empreender Mais. Prossegui estudos na Academia de Empreendedorismo onde tirei o curso de Empreendedor. Mas não me chegava. Tenho este bichinho do empreendedorismo. Então, resolvi tirar um mestrado sobre os Novos Desafios do Empreendedorismo e doutorei-me com uma investigação dedicada ao Auto-Empreendedorismo.
- E depois? Começou a criar negócios?
- Criar negócios? Desculpe mas não tirei curso de negociante. Isso não é para mim. Eu sou mais empreender.
- Bom, mas o nosso cargo de empreendedor consiste em gerar novas ideias de negócio a partir de um pequeno montante de capital. Sente-se preparado para isso?
- Desde que possa empreender, tudo bem. Ainda agora estava a empreender antes da entrevista começar. Consigo empreender em qualquer lugar e em qualquer hora. É um jeito inato que tenho para isto. Por exemplo, consigo dizer-lhe, aqui e agora, quais são as sete desvantagens de empreender sem rede. Ou então quais os 10 mandamentos do verdadeiro empreendedor. E, para rematar, consigo recitar-lhe por ordem alfabética todos os gurus do empreendedorismo.
- Ahh deixe estar. Mas olhe, tem alguns conhecimentos de contabilidade, de estratégia comercial, de gestão?
- Olhe, eu sou um empreendedor. Se não sabe reconhecer um empreendedor quando está sentado à frente de um, o problema é seu.  Sou um profissional altamente qualificado em ter uma atitude positiva, motivadora e confiante. Além disso, possuo características absolutamente excecionais de comunicação de mensagens para plateias alargadas. Se quiser alguém para empreender, e quando eu digo empreender é empreender a sério, tem-me aqui. Senão, passar bem.
- Tenha calma. Mas via-se a gerir uma empresa?
- Nem acredito que me está a perguntar isso. Para quem procura uma pessoa para o cargo de empreendedor, acho que não percebe nada do assunto. Esta entrevista acaba aqui.

22 de novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário